Montar o próprio servidor de email é uma prática comum no meio corporativo. Ela consiste na configuração de um server que é usado para hospedar as contas de correio eletrônico, dando opções de gerenciamento e segurança ilimitadas.
Quando não implementado nas próprias instalações da empresa, o servidor de email é disponibilizado como serviço terceirizado (outsourcing), geralmente ofertado por fornecedores de serviços de hospedagem, possibilitando a criação de um domínio próprio e muito mais.
Como estamos falando de um tipo de servidor, é inevitável salientar a relação à alta performance, à eficiência e ao nível de segurança dos sistemas baseados em Linux. Logo, se a sua ideia é implantar um servidor de email, a utilização do Linux server é altamente recomendada.
Mas a criação de um mail server dedicado é uma tarefa simples? Digamos que, usando as ferramentas certas, não é difícil conseguir tal objetivo. Nesse sentido, elenquei no presente artigo cinco excelentes soluções de código aberto que você pode utilizar. Vamos a elas?
1. Servidor de Emails Completo Com O iRedMail
Encabeçando a lista, o iRedMail é uma solução livre e de código aberto para implantação de servidor de email. Ou seja, dedicando poucos minutos do seu tempo, é possível criar um mail server sem pagar absolutamente nada.
Por que o iRedMail é uma das opções mais interessantes? Além dos fatores acima, o software é composto de vários componentes open source que, juntos, formam um mecanismo de email adaptável a qualquer tipo de ambiente (doméstico, pequena empresa, corporações etc.).
Curioso quanto aos componentes do iRedMail? Abaixo, a lista com alguns deles:
- Apache, Nginx (servidores web);
- Postfix (Mail Transfer Agent MTA);
- Dovecot (servidor POP3, IMAP e MAnageSieve);
- MySQL, MariaDB, PostgreSQL (bancos de dados);
- ClamAV (scanner de vírus);
- SpamAssassin (scanner de SPAM); e
- Roundcube (utilizado para gerenciamento de email via browser).
Em suma, os componentes credenciam o iRedMail como uma das ferramentas mais seguras, customizáveis (o usuário pode escolher o web server, o banco de dados, a distribuição do Linux etc.) e ricas em recursos.
2. Mail-in-a-Box
O Mail-in-a-box é considerada a solução para “destravar” o complexo processo de criação do próprio servidor de email. A proposta da ferramenta é entregar ao usuário os recursos necessários na construção do mail server, como se todos os elementos estivessem empacotados, prontos para serem utilizados.
Mas o que há dentro do tal pacote? Entre todas os componentes disponíveis, destaco:
- Postfix como servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol);
- Roundcube webmail, gerenciamento de email via web;
- Nsd4 DNS Server, um servidor capaz de automatizar configurações de recursos antispam;
- serviços de backup;
- painel de controle acessível via navegador; e
- CardDAV/CalDAV Nextcloud, ferramenta de sincronização.
A lista completa de componentes está disponível neste link.
Por mais que estejamos falando de ferramentas sofisticadas e de alto nível, o Mail-in-a-Box permite ao usuário criar o servidor de email completo, sem a necessidade de profundo conhecimento técnico. Logo, se você é iniciante no assunto, essa pode ser a melhor escolha.
3. Servidor de Email e Colaboração: Kolab
O Kolab é uma solução paga de servidor de email, ideal para empresas dispostas a investir na estratégia e que não têm um departamento de TI apto a resolver eventuais problemas, visto que a Kolab Now fornece suporte técnico especializado.
Uma das características do software é a gama de recursos disponíveis. Basicamente, ele abrange todos os aspectos (email, contatos, tarefas, cronogramas, segurança, sincronia, compartilhamento etc.) inseridos em um servidor de email completo.
Quanto à segurança, inclusive, o Kolab trabalha com os mais poderosos protocolos de rede e conta com uma equipe de profissionais a postos. Esse conjunto de elementos atende aos padrões EAL4 (Evaluation Assurance Level 4), um rigoroso indicador de qualidade.
Portanto o Kolab é um servidor de email voltado a usuários que prezam pela segurança do ambiente e privacidade na troca de mensagens, mas, ao mesmo tempo, não dispõe de material humano para lidar com a proteção do servidor.
4. Modoboa
Entre aplicações de software mais sofisticadas e repleta de recursos, sempre há espaço para o conceito minimalista, porém não menos rico em funcionalidades. Nesse contexto, temos à disposição o Modoboa, cujo destaque a gama de ferramentas acessíveis no dashboard.
De acordo com os desenvolvedores, o Modoboa oferece um painel de gerenciamento que permite administrar domínios, caixas de email, entre outros elementos, além de oferecer meios de análise e monitoramento exibidos em modo gráfico.
Por exemplo, o recurso Builtin Monitoring identifica a evolução de tráfego do servidor, cujo resultado pode ser filtrado por tipo ou tamanho médio das mensagens. Outro destaque é o Reputation Optimization, que utiliza protocolos como DKIM e DMARC para assegurar a entrega dos emails.
No mais, o software é distribuído gratuitamente e, também, tem a sua versão de demonstração online para testes. O suporte, por sua vez, é feito comunitariamente ou pela própria equipe do Modoboa — nesse caso, é preciso adquirir um plano.
5. NethServer
Fechando a lista, o NethServer é um sistema baseado em Linux especialmente desenvolvido para pequenos escritórios e médias empresas. O projeto consiste na disponibilização da imagem ISO do servidor de e-mail gratuitamente e, como de praxe, cobrar por serviços adicionais relacionados a suporte técnico, atualizações estáveis e outros.
No que tange os recursos, o NethServer é repleto de ferramentas (algumas bem diferenciadas), como o filtro Web com Squid proxy, web server com LAMP, firewall, VPN (com o OpenVPN), integração de usuários, nuvem privada e mais. Tudo com a garantia de alto desempenho e segurança.
Ou seja, o NethServer é um sistema operacional pronto para ser usado como mail server, contendo alguns dos melhores componentes de código aberto do mundo. Basta instalar e configurar.
As cinco ferramentas mencionadas no conteúdo permitem ao usuário — inclusive, os novatos — criar um servidor de email completo e funcional. Contudo, a configuração de uma distribuição Linux é um requisito crucial para garantir as vantagens do código aberto. Nesse sentido, você já sabe qual servidor Linux instalar?
Se você está em busca de conhecimentos mais avançados acerca do Linux e tudo relacionado a este poderoso sistema operacional, não deixe de conferir a página Profissionais Linux, na qual forneço dicas incríveis para dominá-lo.