Fazendo Backup no Linux com FITA AIT 40/104 GB
Backup, é outro assunto realmente trabalhoso, importante, e que qualquer administrador é capaz de esquecer um dia, principalmente quando tudo é automatizado. Fazer backup com Linux usando uma unidade Sony ATI SDX - 450VR/B é muito fácil.
Esta unidade é SCSI, usei uma placa adaptadora Realtek 29320, que é muito boa por sinal, a instalação consiste em ligar o hardware e achar o dispositivo criado, nada de compilar módulo, neste caso não é preciso, qualquer Linux com kernel 2.6 deve funcionar sem problemas.
No meu caso, a unidade Sony ATI SDX - 450VR/B esta nos dispositivos:
/dev/nst0 ou /dev/st0
O /dev/nst0 é o dispositivo “no auto rewind”, ou seja aquele onde a fita não é “rebobinada” automaticamente depois de uma gravação etc, geralmente utilizado com o amanda[1], e o /dev/st0 é o “auto rewind”.
Gravando arquivos na fita
A forma mais fácil e básica de fazer backup em fita é usando o tar ( veja: man tar )
tar -cvf /dev/nst0 /home
Com o comando acima estou gravando todo o /home dentro da fita, como usei o /dev/nst0 a fita não foi “rebobinada” automaticamente, por isso podemos fazer bakcup de outros arquivos e diretórios normalmente por exemplo:
tar -cvf /dev/nst0 /etc
Com este comando, estou colocando o /etc dentro da fita.
Agora minha fita esta assim
home
etc
Extraindo arquivos
Vamos imaginar que voce precisa de um arquivo que esta na fita,e lembra que o arquivo estava no /home/void/arquivo da maria.doc, para recuperar este arquivo vamos precisar rebobinar” a fita.
mt -f /dev/nst0 rewind
Extrair o arquivo
tar -xvf /dev/nst0 “/home/void/arquivo da maria.doc”
Não esqueça das “ASPAS” pois o arquivo tem ESPAÇO no seu nome.
Agora vamos fazer um teste, e recuperar o arquivo etc/fstab que esta na fita, como estamos trabalhando com o /dev/nst0 (no auto rewind ) temos que rebobinar a fita novamente.
mt -f /dev/nst0 rewind
Agora temos que posicionar a fita no inicio do backup do etc.
mt -f /dev/nst0 fsf
Isto fará com que a fita esteja exatamente no inicio do backup do etc, lembrando que o backup em fica é continuo, imagine o tempo que voce escutava o seu K7, voce tem que lembrar onde esta aquela musica exatamente antes de escutar, não tem nenhum mecanismo de busca automática, no caso do backup em fita é igual, o comando:
tar -cvf /dev/nst0 /home ( criou um índice, “vamos chamar assim” )
E o comando
tar -cvf /dev/nst0 /etc ( criou outro índice)
Não podemos estar posicionado no índice do home, e querer extrair um arquivo do etc.
Voltando, estamos posicionados no inicio do backup do etc, então podemos recuperar o arquivo.
tar -xvf /dev/nst0 etc/fstab
Caso queira volta para o índice do home
mt -f /dev/nst0 bsf
Com o uso do tar podemos sim criar sistemas de backup inteligentes, caro que temos ferramentas já pronto como amanda[1] que trabalha com varias tipos de backup, incremental etc. O construção de um script pode automatizar e melhorar o gerenciamento do backup em fita usando o tar.
Não usei compactação pois a unidade Sony ATI SDX - 450VR/B já faz este trabalho.
[1] - http://www.amanda.org

Onde tem:
mt -f /dev/nst0 fsf
não seria:
mt -f /dev/nst0 etc
?